15/05/2013 às 10:39 - Atualizado em 18/02/2016 às 21:04

Sincoquim/Associquim participa da publicação do MAPA sobre sustentabilidade

O Sincoquim/Associquim está entre as organizações participantes da publicação do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) intitulada ‘Gestão Sustentável na Agricultura’, um estudo que visa o uso consciente dos recursos naturais na agricultura. O Sincoquim/Associquim é a única entidade representativa do segmento químico a somar sua experiência à iniciativa. O know-how da associação em processos de gestão, por meio do PRODIR (Processo Distribuição Responsável), foi decisivo para o MAPA escolher a organização para fazer parte da publicação.

Trata-se de uma coletânea de casos bem sucedidos da implementação de projetos de sustentabilidade nas organizações e o PRODIR foi selecionado para mostrar sua expertise no que toca a sustentabilidade no setor de distribuição de produtos químicos e petroquímicos.

O objetivo da publicação “Gestão Sustentável na Agricultura” é que as organizações do agronegócio brasileiro possam ter um repertório de experiências de sucesso na inserção do tema sustentabilidade em suas atividades. E também para que o texto sirva de referência na implantação de iniciativas semelhantes, de modo que o setor possa – por meio de processos de gestão – alcançar padrões elevados de sustentabilidade.

Para o presidente do Sincoquim/Associquim, Rubens Medrano, a ação é uma oportunidade para compartilhar o conhecimento e experiência prática de mais de 10 anos dominados pelos técnicos do PRODIR.

O PRODIR é o selo de qualidade da associação, responsável por estudar os processos de gestão na distribuição de produtos químicos e petroquímicos. Medrano complementa que o repasse desses conhecimentos favorece não apenas a utilização adequada dos produtos, evitando possíveis riscos de contaminação, como contribui para identificar quais devem ser os próximos investimentos no setor, focando desenvolvimento econômico, inovação sustentável e o respeito socioambiental.

Além do Sincoquim/Associquim, outras sete empresas, essas através de suas divisões ligadas a negócios com a agricultura apenas, lançam suas experiências com a sustentabilidade no caderno: BB Mapfre, Banco Santander, Bayer, Cargill, inpEV, Porto Seguro e Renuka.

Com tiragem de cinco mil exemplares, será distribuído para universidades de todo país, em departamentos do governo federal e para todas as embaixadas com escritório em Brasília. A apresentação da publicação “Gestão Sustentável na Agricultura” aconteceu dia 12 de março de 2013 na sede do MAPA, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Na solenidade, o Dr. Marco Antônio Gallão - Assessor Jurídico Meio Ambiente e Segurança do Sincoquim/Associquim - apresentou o PRODIR enaltecendo o tema sustentabilidade na distribuição de produtos químicos e petroquímicos para o lançamento da obra.

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Atacadista de Produtos Químicos e Petroquímicos no Estado de São Paulo

  • Endereço:
    Rua Maranhão, 598 - 4º andar - Higienópolis
  • CEP: 01240-905
  • Processo: 786
  • Telefone(s):(11) 3665-3211
    Fax:(11) 3665-3219
  • Email contato: sincoquim@associquim.org.br
  • Presidente:
    RUBENS TORRES MEDRANO